Prefeitura Municipal distribui mudas de Maracujá BRS Amarelo Gigante e Rubi do Cerrado para Agricultores Familiares

Por Rony Marcos

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), iniciou no último dia 22 de Maio de 2023, a distribuição de mudas gratuitas de espécies comerciais de Maracujá (Passiflora edulis sp.) para agricultores familiares do município.
As cultivares de Maracujá produzidas foram a BRS Amarelo Gigante e Rubi do Cerrado. As mudas foram produzidas pelo SEFAICO, pelos servidores Jose Francisco Lessa Godoi, com apoio do Engenheiro Agrônomo Gustavo Lopes de Souza, do técnico em Agropecuária Gleison Guerra Rodrigues, e pelo servidor Felipe Crispim dos Reis nas instalações do Viveiro Municipal de Mudas, com sementes doadas por agricultores do município.
Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “foram produzidas cerca de 1500 mudas de Maracujá BRS Amarelo Gigante e Rubi do Cerrado, que serão distribuídas para diversificar e aumentar a produção das propriedades da Agricultura Familiar, permitindo o aumento da renda das famílias rurais”.  A expectativa da SEFAICO é beneficiar pelo mínimo 20 famílias rurais.
A cultivar BRS Gigante Amarelo apresenta fruto amarelo, formato oblongo, com base e ápice ligeiramente achatados, pesando de 120 a 350 g e rendimento de polpa em torno de 40%. Sua produtividade quando irrigado pode ser de no máximo 42 t/ha, com produtividade média de 20 a 25 t/ha. Já a cultivar BRS Rubi do Cerrado, possui frutos de casca vermelha ou arroxeada, com peso de 120 a 300 gramas, com teor de sólidos solúveis de 13 a 15° e rendimento de suco em torno de 35%. Pode atingir produtividades superiores a 50 ton/ha no primeiro ano de produção.
A distribuição das mudas pela Prefeitura Municipal para o plantio nas propriedades rurais de agricultores familiares do município fornecedoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, destaca que a Prefeitura Municipal, tem fomentado através da SEFAICO, a diversificação e o aumento da produção da Agricultura Familiar pelo incentivo ao cultivo do Maracujá e outras espécies.